sexta-feira, 13 de outubro de 2006

A prova vai ser objetiva: objetiva para quem, se todo conhecimento é interpretativo?

Falar sobre subjetividade na avaliação é sensibilizar o olhar para um processo que necessita ser ressignificado em educação on-line. Segundo Von Glasersfeld (1984, apud Blikstein, 2006) "o que experimentamos, processamos cognitivamente e passamos a conhecer é necessariamente construído a partir de nossos "blocos de construção", e não pode ser explicado de outra forma que não em termos de nossos próprios meios de construção". Antes de falar sobre alguns dispositivos avaliativos utilizados em Ead, convido vocês a exercitarem o olhar sensível e zeloso que todo educador deve ter, assistindo ao video da profª Rosangela Abreu. Esse vídeo encontra-se no Educar 2005 - Recursos Digitais e Culturas de Uso na Educação e pode ser acessando clicando na figura abaixo.

4 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Olá Jaqueline!
Quero parabenizá-la pela criação do blog. E o tema é bastante complexo e merece ser debatido.A avaliação tem sido alvo de distorções sérias que freqüentemente levam ao fracasso escolar ao invés de promover a integração do sujeito no processo de construção do conhecimento. Creio que na educação à distância, também é preciso considerar a capacidade de interação, de trocar idéias, de saber aceitar diferenças, de retomar conceitos, enfim, a cooperação entre pessoas de realidades distantes e diferentes. Creio que devamos avaliar competências, que possamos estimular práticas de exercício da cidadania, e percebemos o quanto nos falta isso nesse período eleitoral. Pois muitas pessoas se omitem de falar no assunto ou não sabem debater idéias diferentes, partindo sempre para o confronto. Desejo o maior sucesso no teu estudo e que no final da jornada tudo isso se tranforme em prática na sala de aula. Abraço!

Anônimo disse...

Super bacana a iniciativa de criar um blog!
parabéns!
Diego

Anônimo disse...

Oi Jaqueline,

Passei mais uma vez por aqui para dar uma espiadinha no seu Blog e fiquei surpresa porque não vi a postagem que fiz em minha visita anterior (Santa alienãção tecnológics,..rs..rs...rs).

Mas por enquanto, quero parabenizar-lhe pelas reflexões já feitas em rélaçào a objetividade, subjetividade e intersubjetividade na EAD.

Penso que a compreensão desses aspectos na EAD contempla necessariamente a compreensão da linguagem como fator cultural, comunicacional e cultural. é possível avaliar sem utilizar a linguagem? seja ela escrita; gestual;oral?.... Claro que não!

É isso ai, continue suas reflexões e estruturação do seu Blog que eu continuarei com a minha tarefa de avaliá-lo a partir dos crítérios estabelecidos pelo nosso mestre Gilberto. E sobretudo, continuarei aprendendo muito com você.

Abraços,

Sandra

Unknown disse...

Oi Jaqueline Tô visitando teu Blog, Parabéns!!!! Visite o meu http://arangelc.spaces.live.com/; Abraços, Rangel.ap