quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Avaliação em EAD: objetividade, subjetividade e intersubjetividade

Iniciei esse blog, destacando a importância da linguagem para a representação do ser humano em novos espaços de interação: "Os seres humanos vivem em espaços semânticos a partir dos quais constroem a sua existência". No ciberespaço, a constituíção da identidade se dá a partir de construção linguística. A linguagem é o elemento cultura que delineia a pessoa "virtual".
Busquei essa reflexão para tratar o tema Avaliação, objeto desse Blog e uma das ferramentas avaliativas para o Mestrado em Ead: é um metablog. Como avaliar a aprendizagem em Ead?
Devemos superar o modelo autoritário e arbitrário que o modelo tradicional de avaliação (migrado da avaliação presencial) e dar novo tratamento a partir das narrativas construídas na relação pedagógica.
Jaqueline Ferraz

5 comentários:

Woquiton - Guanambi/BA disse...

Jaq
Tá muito legal seu blog.
Abraços,
Woquiton

Anônimo disse...

Oi Jaqueline ...passei por aqui. Parabéns pelo seu Blog.

Valessa

Anônimo disse...

Jaque, minha querida, sempre atenta, antenada, super inteligente

Beijos

Anônimo disse...

Querida Jaque seu tema é essencial para todos os alunos do mestrado. Ora, estamos a discutir avaliação que possui como uma das características mais marcantes a subjetividade. Elemento que será, sem dúvida, analisado por quem estiver investigando a avaliação de portfólios em EAD, de fóruns, de MD...de tudo. Ou seja, seu blog será material de estudo para todos nós.
Sucesso e abrs,
Jucy

Anônimo disse...

Oi Jaqueline...

Realmente a avaliação da aprendizagem constitui um elemento fundamental do processo educativo, no entanto, as novas formas de ensinar não trazem consigo as novas formas de avaliar. É preciso deixar de lado a avaliação tradicional e resgatar a avaliação como uma possibilidade de troca e de diálogo ... um caminho a ser desenvolvido e aprimorado.
Abraços Valessa