segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Rubrica de avaliação

Na busca por superar dificuldades no processo avaliativo em Ead, algumas ferramentas estão sendo construídas ou adaptadas de forma a tornar cada vez mais apurado essa etapa do processo ensino-aprendizagem.
Qual relação desses dispositivos com a subjetividade? Objeto de reflexão desse blog? Transcrevo aqui a opinião de uma colega do mestrado Jucineide Carvalho, deixada ao visitar o blog:
Querida Jaque, seu tema é essencial
para todos os alunos do mestrado.
Ora, estamos a discutir avaliação que
possui como uma das características
mais marcantes a subjetividade.
Elemento que será, sem dúvida,
analisado por quem estiver investigando
a avaliação de portfólios em EAD,
de fóruns, de MD...de tudo.
Ou seja, seu blog será material de estudo
para todos nós.
Sucesso e abrs,
Jucy
Quando falamos em avaliar, pensamos em como estabelecer valores - seja através de menções ou notas - de forma construtiva, para que a subjetividade comum em qualquer ação do homem se dê em benefício do processo e não como uma viseira que impeça de enxerga o outro em toda sua potencialidade.
As rubricas, apresentadas de forma bem clara no início do processo avaliativo, acompanham o diálogo do professor com o aluno, buscando direcionar o trabalho metacognitivo.
Para conhecer mais sobre as rubricas em avaliação, leiam:
Conhecendo e aplicando rubricas em avaliações


2 comentários:

Anônimo disse...

Jaqueline, na medida em que fui lendo oseu blog, fui me perguntando: e quanto ao que escapa totalmente das ferramentas e estratégias de avaliação?
Como considerar isso? É preciso considerar isso? Gilberto

Anônimo disse...

Jaque ... já tinha ouvido falar da avaliação por rubricas, mas confesso que ainda é um assunto que não conheço bem. Não consegui acessar o link do texto que vc diponibilizou, mas pelo pouco que conheço, posso dizer que a avaliação por rubricas merece ser considerada e estudada com cuidado.

É preciso que técnicas formadoras como essa sejam desenvolvidas para os envolvidos no processo ensino-aprendizagem de forma a acompanhar a evolução do aprendizado num contexto onde todos são atores principais, com participações ativas e construtivistas, nao é mesmo?

Abraços e Parabéns pelo seu Blog. Você soube tratar muito bem de um tema complexo e delicado.